terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gilberto Dimenstein e a Messalina



Gilberto Dimenstein consegue transformar uma notícia clara em algo confuso. Leia atentamente o texto abaixo. Era para ser uma denúncia grave, mas o colonista (como diz PHA) da Folha embaralha seu raciocínio de forma proposital. É uma jogadinha suja, do tipo "levantemos a bola antes que eles a levantem". O objetivo é desviar o foco da questão. E a questão é que José Serra e Gilberto Kassab estão destruindo a educação no Estado e na cidade de São Paulo. Dimenstein era da ala moderada dos tucanos, considerado um profissional sério, hoje em dia se transformou numa espécie de Messalina do jornalismo. Sua falta de vergonha na cara é digna de nota, deve constar em manuais de redação e estilo do PIG. Fico imaginado o título, lição 45: "Como fazer o leitor de idiota". Gilberto Dimenstein está fazendo escola.


18/08/2009

Serra e Kassab desperdiçam dinheiro

O governo federal reservou dinheiro para 107 escolas estaduais e 135 municipais, localizadas nas regiões mais pobres da cidade e do Estado de São Paulo --e, por isso, com mais dificuldades de ensino. Cada escola teria direito a uma verba de R$ 68 mil anuais, destinada a promover programas de esportes, cultura e comunicação que aumentem a jornada escolar. Vemos aqui mais um daqueles exemplos de desperdício de recursos públicos.

Os governos Serra e Kassab não pegaram o recurso, apesar do interesse de muitos diretores. Mas o recurso só vai para a escola mediante autorização das secretarias da educação, que preferiram ficar distantes.

As cúpulas das duas secretarias tinham a informação de que se não credenciassem as escolas, o dinheiro não viria e seria perdido --o que ocorreu nesta semana. Mas, até ontem, o Ministério da Educação afirmava que se pedissem o recurso, haveria, excepcionalmente, a reabertura das inscrições.

A única explicação que consigo imaginar para esse desperdício são as eleições --ou seja, a suspeita de que o ministro Fernando Haddad, paulista, seja candidato para algum cargo eletivo.

Como diz o ditado, quando os elefantes brigam quem sofre são as formigas --no caso, os meninos e meninas de escolas públicas.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

E-


Nenhum comentário:

Postar um comentário