quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Irã repudia instalação de bases americanas



Irã repudiou nesta quarta-feira (12) a instalação de bases militares em qualquer parte do mundo, aludindo os planos entre Colômbia e Estados Unidos de instalar pelo menos sete bases no território do país sul-americano.


"Somos contra esse tipo de projeto onde quer que seja", disse à imprensa o ministro de Relações Externas iraniano, Manuchehr Mottaki.

O diplomata chefia uma delegação de deputados e representantes do setor privado do Irã, em visita a La Paz, que nesta quarta-feira iniciou conversações com autoridades bolivianas, com a finalidade de fortalecer as relações de amizade e cooperação entre as duas nações."Nós, no Golfo Pérsico, estamos procurando segurança que seja somente com a participação de países vizinhos, e não com os estrangeiros", disse Mottaki ao ser questionado sobre as pretensões imperialistas de levar suas bases para diferentes regiões do mundo.

Mottaki sublinhou que há oito anos os Estados Unidos invadiram com milhares de soldados o Afeganistão, sob o pretexto de lutar contra o narcotráfico e o terrorismo, porém, atualmente a produção de ópio é consideravelmente superior à existente em 2001.

"Antes, eram apenas algumas centenas de toneladas. Hoje, são mais de nove mil toneladas anuais", afirmou o chanceler iraniano.Segundo advertiu a ONU em um relatório recente, o Afeganistão produz atualmente 87% do ópio e seus derivados que são consumidos no planeta. Para a ONU, o Afeganistão está em vias de converter-se em um narcoestado.


Um comentário:

  1. É Cappacete,descarado mesmo é o "general bufalo bill" vir propor "armas" pelo pré-sal... Esses caras são mesmo o cancro do mundo... Sinto muito.

    ResponderExcluir