domingo, 7 de agosto de 2011

Israelitas pedem “justiça social”


Mais de 150 mil pessoas já se haviam manifestado contra o governo de Netanyahu no sábado passado, dia 30 de Julho.
Telavive


Cerca de trezentas mil manifestantes concentraram-se em Telavive para reivindicar aumento dos salários, ensino gratuito, diminuição do valor da habitação e para contestar as privatizações. Em Jerusalém, os indignados mantêm-se acampados há três semanas.

“O aumento do custo de vida, da gasolina, o descontentamento com o governo, a precariedade laboral” motivaram os protestos promovidos este sábado pelos israelitas, e que se tornaram mais expressivos em Telavive.
O aumento do preço da habitação foi uma das contestações mais fortes. Em Telavive, nos últimos seis anos, o aluguer de uma casa subiu 250%, face a um aumento salarial de 1%.
Não sendo objecto de consenso, a questão relacionada com a ocupação dos territórios palestinianos é evitada para não causar rupturas no movimento.
Netanyahu tem-se esquivado a qualquer tipo de encontro com representantes do movimento, que é já considerada a maior ameaça ao seu governo da extrema-direita. O primeiro-ministro israelita já veio anunciar, procurando acalmar os ânimos, que em seis semanas lançará um plano para "mudar a face do país." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário