sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chile: Um menor morto e mais de mil detidos

Fora Pinochet!

(Prensa Latina) Um adolescente de 14 anos de idade morreu hoje na via pública nesta capital atingido por um tiro no peito, no fechamento de uma jornada nacional de protestos antineoliberais.

  Identificado como Manuel Gutiérrez, o menor morreu na madrugada em uma instalação hospitalar da comuna de Macul, como consequência do ferimento causado por um tiro de uma arma de grosso calibre.

Famoliares e amigos da vítima atribuíram o fato a um disparo das Forças Especiais de Carabineiros [policiais], localizadas a cerca de 300 metros do lugar por onde caminhava Gutiérrez.

"Íamos caminhando para a passarela onde se supõe que estavam os carabineiros, íamos nos aproximando e escutamos três disparos e um atingiu o peito de meu amigo", sustentou Jospeh Ramírez, que acompanhava Gutiérrez no momento.

Sobre o ocorrido, o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, chamou a "não especular" e chamou a "deixar que as instituições funcionarem".

Ubilla assinalou que a morte do menor se produziu no meio de "confrontos" e que La Moneda fará todo o possível para esclarecer de maneira rápida o acontecimento.

O subsecretário admitiu mais de 1.300 manifestantes presos no país sul-americano no contexto da greve nacional cidadã e cifrou em 200 os lesionados, entre civis e policiais.


Nota do Blog: nesses tempos de "indignação" contra ditadores e governos autoritários, o que dirão a ONU, OTAN, e o PIG mundial sobre a ofensiva da burguesia fascista do Chile contra a sociedade civil desse país?



Nenhum comentário:

Postar um comentário