quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Serra nomeia reitor fascistóide para USP







O cargo de reitor da Universidade de São Paulo (USP) será ocupado nos próximos quatro anos pelo professor João Grandino Rodas, 64 anos, diretor da Faculdade de Direito. Segundo mais votado de uma lista tríplice, ele foi escolhido pelo governador José Serra nesta quinta-feira (12).


Rodas disputava a posição com Glaucius Oliva, diretor do Instituto de Física de São Carlos, e Armando Corbani Ferraz, pró-reitor de Pós-Graduação. Ambos são alinhados com a atual reitora, Suely Vilela, que já se desentendeu com Serra. Apesar de tradicionalmente ser escolhido o primeiro da lista, o governador pode optar por qualquer um deles.

G1

Algumas notícias não tão velhas sobre o novo reitor da USP:


Num ato truculento, a Tropa de Choque da Policia Militar invadiu, por volta das 2h, a ocupação pacífica
dos movimentos sociais na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo. Apesar de o movimento ter colocado publicamente a sua posição de permanecer simbolicamente no local por 24h, os cerca de 400 manifestantes que dormiam no pátio da Faculdade foram retirados "à força e de forma violenta", segundo relatou ao EstudanteNet a diretora da UNE, Luana Bonone, que estava na ocupação.
O comando de organização da ocupação já havia negociado com a direção da Faculdade, por meio do vice-diretor , professor Nestor Duarte. Segundo a assessoria de imprensa da PM, a ordem de reintegração partiu de uma determinação do governo do Estado. No entanto, quem fez o pedido foi o diretor da faculdade, João Grandino Rodas.
Correio da Cidadania, 22/08/2007


O ato, que começou no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e percorreu as avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antonio, terminou em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Quando os manifestantes chegaram ao local, encontraram as portas da faculdade cerradas. A ordem do fechamento do prédio partiu do diretor da São Francisco, João Grandino Rodas.A reitora Suely Vilela não quis comentar a atitude de Rodas. A assessoria de imprensa da universidade informou que a reitoria não tomará nenhuma atitude contra o diretor da Faculdade de Direito. Rodas é uma espécie de braço direito de Suely Vilela.

Truculência

O advogado e professor aposentado da São Francisco Fábio Konder Comparato protestou contra a decisão de Rodas. “Quando os estudantes se manifestam são subversivos. E quem fecha a faculdade ao povo, como deve ser classificado”, questiona.
Instituto Zequinha Barreto, 29/06/2009


Grandino teve um comportamento para lá de polêmico no CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) quando se insurgiu ostensivamente contra o voto de colegas que foram contra a compra da Garoto pela Nestlé – como presidente do órgão, Rodas era a favor. Comportou-se como um advogado, não como juiz, enfraquecendo a imagem do CADE em uma área crucial, do direito econômico.
Blog do Luis Nassif, 12/11/2009



Como podemos ver o novo reitor da USP possui experiência naquilo que José Serra mais preza, truculência, autoritarismo, inaptidão para o diálogo... Grandino Rodas é carinhosamente chamado pelos estudantes de direito da USP de fascista, é do tipo barra pesada. Vem chumbo grosso por aí, o ano que vem promete, o assédio a Universidade pública e democrática vai se intensificar.



Um comentário:

  1. belissimo dossiê, parabéns! força ao movimento estudantil pois anos de chumbo virão. fiz um artigo sobre o tema em www.outubrovermelho.com.br, peguei tua foto "emprestada". valeu.

    ResponderExcluir