terça-feira, 9 de novembro de 2010

Palestinos cobram do mundo reconhecimento de seu Estado



O plano israelense de construir novas casas em terras ocupadas pode ser rebatido pelo reconhecimento internacional de um Estado da Palestina, disse nesta terça-feira o principal negociador palestino.
Saeb Erekat
Saeb Erekat, negociador palestino, disse que o mais recente anúncio de Israel deixava claro que o Estado judaico quer construir assentamentos, não a paz
Aumentando o risco de um impasse sobre as negociações de paz, Saeb Erekat disse que o mais recente anúncio de Israel deixava claro que o Estado judaico quer construir assentamentos, não a paz.
- O unilateralismo israelense é um pedido para o reconhecimento internacional imediato do Estado da Palestina -, afirmou.
O mundo deu pouca importância quando o falecido Yasser Arafat declarou a existência de um Estado palestino em 1988, mas os rumos políticos mudaram e, atualmente, Israel está seriamente preocupado de que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, possa conseguir esse reconhecimento.
Abbas tem colocado em pauta a possibilidade de “ir à Organização das Nações Unidas” para declarar o reconhecimento do Estado como única opção para que as negociações de paz não sejam destruídas, mas apenas depois de conseguir o apoio dos Estados Unidos.
Na última segunda-feira, Israel anunciou planos para construir 1.300 novas casas em um território ocupado perto de Jerusalém e, nesta terça-feira, informações da imprensa mostraram que mais 800 unidades podem ser erguidas no grande assentamento de Ariel, no norte da Cisjordânia.
Os planos de construção foram divulgados no momento em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, estava nos EUA para discutir uma forma de ressuscitar as negociações de paz no Oriente Médio, que foram paralisadas devido ao polêmico tema dos assentamentos.
Os EUA disseram que estavam “profundamente decepcionados” pelas notícias das novas construções, que são “contraproducentes aos nossos esforços para retomar negociações diretas entre as partes”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deve abordar a questão em um encontro com Netanyahu, em Nova York, na quinta-feira.
A chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashton, afirmou que o plano “contradiz os esforços da comunidade internacional para a retomada de negociações diretas, e a decisão deve ser revertida.”
- Assentamentos são ilegais sob leis internacionais, constituem um obstáculo para a paz e ameaçam tornar impossível uma solução de dois Estados -, acrescentou ela.
As negociações de paz diretas entre Israel e os palestinos foram interrompidas em setembro, quase no mesmo momento em que começaram, depois que Netanyahu rejeitou exigências palestinas de estender uma paralisação parcial na construção de assentamentos na Cisjordânia.
Ciente de que o anúncio dos assentamentos foi feito enquanto o premiê israelense estava nos EUA, Crowley disse:
- Pode muito bem ter sido que alguém em Israel tenha tornado isso público para envergonhar o primeiro-ministro e minar o processo.

Os EUA ficaram indignados em março, quando planos para a construção de mais assentamentos foram anunciados enquanto o vice-presidente do país, Joe Biden, estava visitando Jerusalém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário