terça-feira, 28 de julho de 2009

Sete dicas para se dar bem no Stand-up comedy



SÃO PAULO AGENDA <<span class=
A risonha classe média paulistana


Virou moda em São Paulo o tal do Stand-up comedy, até o Sérgio Malandro entrou nessa. Este tipo de espetáculo surgiu nos EUA, lógico, como tudo que é chique, ao menos para a classe média paulistana. De uns tempos para cá os teatros paulistanos foram invadidos por esse tipo de espetáculo, e este fenômeno já se espalha para o resto do país. A pergunta que fica é: por que a classe média de São Paulo tem tanta necessidade de rir? Claro que uma boa comédia não faz mal para ninguém, mas há pessoas nessa cidade que tem um desejo compulsivo de rir, quem mora aqui já deve ter visto gente assim. Cada vez sobra menos espaço para a reflexão, para sensações conflituosas que só o bom teatro pode proporcionar. O grande público quer mesmo é rachar o bico. Para estes o Stand-up comedy está aí, mas claro, a animada classe média paulistana é exigente com o que consome, por isso os comediantes precisam se ajustar ao gosto deste público. Tenho observado via televisão e You Tube os mocinhos gozados e descoladinhos do Stand-up, e já descobri suas manhas. Assim sendo, para ser um bom comediante deste tipo de espetáculo, é só seguir as seguintes dicas:

1 – Incorpore todos os preconceitos possíveis a suas palavras e gestos, as favas com seus escrúpulos.

2 – Quando tratar de política siga sempre a crítica corrente, da mídia gorda, aquilo que alguns blogueiros chamam de PIG.

3 – Concentre as ridicularizações nos pobres, sobretudo negros e nordestinos, faça imitações grotescas e frise bem os sotaques.

4 – Convém criar tipos como faxineiras, empregadas domésticas e porteiros, pois estas categorias estão mais presentes no cotidiano da classe média.

5 – É imprescindível tripudiar em cima do presidente Lula, saliente bem o seu português, seu dedo amputado, sua origem humilde, o público irá ao delírio.

6 – Jamais faça qualquer tipo de piada envolvendo o nome do governador José Serra, sob pena de perder o emprego.

7 – Não sofistique demais suas piadas, pois seu público está ali para rir, e não para pensar.

Pois bem, estas são as dicas, se você caprichar bem pode até arranjar uma boquinha na MTV ou no CQC (Chirico O Que Custar) da Band.



20 comentários:

  1. CARO CAPACETE ESTE SÍTIO FOI BLOQUEADO? PODE CONFIRMAR ISSO? NO MEU BLOG FOI VETADO O ACESSO... http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=605

    ResponderExcluir
  2. Caro Cappacete,
    Concordo com os seus argumento, faço somente uma correção, o stand-up é muito antigo, é o que os apresentadores de circo sempre fizeram e outros tantos comediantes, só não tinha esse nome, nem era feito em boates, esses sim, bem preconceituosos. O comediante brasileiro já tinha sua representação do comediante que faz piadas e comentários para o público.
    Salve
    Educador que não cala

    ResponderExcluir
  3. Pessoas dementes e doentes compõem a classe média paulistana. Seres inescrupulosos e manipulados pela elite, que os usam como cães de guarda.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre disse nos meus blogs que o humor é a coisa mais séria que existe.

    Fico feliz com esta moda paulistana.

    É o caminho certo.

    Aproveito pra comunicá-la que tenho um novo blog no ar que se chama: COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO !!!, que de forma didática e pedagógiga(rsrs), aborda temas inerentes a esta saga da civilização humana: a sexualaidade.

    Para ter acesso basta clicar, em qualquer um dos meus blogs, em: "VISUALIZAR MEU PERFIL COMPLETO" e lá em MEUS BLOGS, estarão os três à sua disposição.

    Conto com você, mesmo!

    Um abração carioca.

    Aproveito pra comunicá-lo que tenho um novo blog no ar que se chama: COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO !!!, que de forma didática e pedagógiga(rsrs), aborda temas inerentes a esta saga da civilização humana: a sexualaidade.

    Para ter acesso basta clicar, em qualquer um dos meus blogs, em: "VISUALIZAR MEU PERFIL COMPLETO" e lá em MEUS BLOGS, estarão os três à sua disposição.

    Conto com você, mesmo!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. desnecessário!sem cabimento...essa classe média é de uma cavalgadura...dá nojo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei só não achei legal a parte do CQC se tinha que ser coerente de dizer o nome certinho que é CUSTE O QUE CUSTAR tai o nome e ve se nas proximas postagens vc melhora!!!

    ResponderExcluir
  7. Pô Larissa, demorei para me ligar no seu puxão de orelha, juro que achei que CQC fosse Chirico o Que Custar, não sei por quê... Talvez por que eles puxem descaradamente o saco de um tal José CHIRICO Serra, mas talvez seja só impressão, ou coincidência.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Pra falar a verdade acho que tu viajou demais.
    Não sou de São Paulo, logo não conheço tal classe média. Ainda assim, julgar o gênero por quem assiste é uma tremenda covardia.
    Se for assim, deves escrever sobre novelas, futebol, séries, enfim, qualquer modo de diversão e distração em massa!

    É tua visão, respeito, mas acho muito radical!

    ResponderExcluir
  9. Existe uma relação de auto-alimentação entre quem produz e quem consome cultura, uma influência mútua. Artistas oportunistas e sem criatividade dão o que o público quer ouvir, não provocam, não incitam a reflexão. Mesmo na cultura voltada ao entretenimento há um limite no que respeita o bom senso e o bom gosto. Em suma, stand-up comedy é coisa de boçal!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei do que foi escrito . É apenas uma visão de quem NÃO gosta de stand-up , esse tipo de comédia é mais que aquilo que foi escrito , não é tão simples e ridiculo assim !
    E pra quem quer ser humorista essas dicas ... não valem de nada.

    ResponderExcluir
  11. Para o anônimo acima, ahahahahahahahahahahahaha!!!!
    Vc até que é engraçado em rapaz, estão procurando "humoristas" para a vaga do Rafinha Bastos, te interessa???

    ResponderExcluir
  12. Engraçado. Vocês vão concentrar as ridicularizações no Piauí tbm? Se concentrar, pode vir... Garanto que, de comediante, vocês passarão para difuntos ASUHASUHAUSHAUSHUAH Idiota ;)

    ResponderExcluir
  13. Ah agora não pode fazer imitação de porteiro porque o senhor cappacete, o mestre do universo proibiu, vá pra pqp!

    ResponderExcluir
  14. Na condição de Mestre do Universo (isso me lembra o desenho do He Man) eu te proíbo de ser idiota!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você. Isso se dá pela a popularização do Stand Up. Gosto do gênero, por outro lado, não vejo nenhum bom brasileiro no ramo de stand up. Hora ou outra alguns fazem piadas sensacionais, mas não é raro. Prefiro o stand up americano, que é mais estudado, mais elaborado, mais critico... Carlin, Seinfeld, Luois C.K., Chris Rock... entre outros.

    ResponderExcluir
  16. Algo me diz que vc é do tipo Zorra Total... como assim imitar o Lula? Stand up não usa de personagens, é só a primeira pessoa, suas estórias e o público. E como imitar um negro? Velho, além de preconceituoso, seu conceito de comédia é muito tosco. Sinto dizer...

    ResponderExcluir
  17. É uma piada seu comentário, Vitor Leyva? Se for, não entendi. Acho que quem não entendeu nada aqui foi vc, leia meu texto direito. Falar que eu sou do tipo "Zorra Total"!? Sequer assisto a Rede Globo, estive em todos os protestos contra essa emissora, e quero estar vivo para ver a derrocada do kla dos Marinho. Olhe a direita de seu computador quando estiver no meu blog, veras uma foice e um martelo.

    ResponderExcluir
  18. hum tenho uma apresentaçao de stand up dia 19/08 e presciso de dicas sou muito ruim em piadas por isso presciso de sugestoes deste ja agradeço se quiser me add no face e agata ls wlu.


    Att;Agata Quevedo

    ResponderExcluir