sexta-feira, 3 de julho de 2009

Racismo gremista


Torcedores gremistas eliminados da Libertadores


Novamente o jogador Elicarlos, do Cruzeiro, foi vítima de racismo ao enfrentar o Grêmio, mas dessa vez não foi o ariano argentino Maxi Lopes que o atacou, a infâmia ficou por conta da torcida do Grêmio, que viu seu time tomar um baile de bola em casa, em pleno Olímpico. Claro que vão dizer que é parte da torcida, que a maioria não pensa assim, mas como se posiciona o restante dos torcedores ao verem a seu lado, em seu estádio, meia dúzia de meninos brancos imitando um macaco para ofender um jogador do time adversário? A torcida do Grêmio é de longe a mais racista do país, a pouco tempo atrás a fatia nazistóide da torcida gaúcha proibiu que se exibisse uma bandeira com o rosto de Lupicínio Rodrigues no Olímpico, simplesmente o autor do hino gremista, um dos mais belos do país, pelo fato de Lupicinio ser (ter sido) negro. O racismo da torcida contou e conta com a conivência do presidente do clube, provavelmente a Comenbol e a CBF farão vista grossa para o caso. Nossa mídia, ocupada demais em perseguir o Sarney também deu pouca atenção ao caso. E os jogadores negros que atuam no Grêmio, como Perea, Makelele, Douglas Costa, Israel, Joilson, Thiego, Heverton, como se portam frente ao preconceito racial contra colegas também negros? E os torcedores nazis, o que dizem desse plantel? Deixarão de comemorar um gol marcado pelo Perea pelo fato de ele ser negro... Essa gente deveria acompanhar outro esporte, algo como pólo, iatismo... ia dizer golfe mas o maior jogador de golfe do mundo é um negro, Tiger Woods. Sei lá, vão acompanhar as Olimpíadas de inverno... Ou melhor, não acompanhem nada, vão torcer para a seleção de Neuland. Agora falando sério, o Olímpico deveria ser interditado e esta minoria da minoria posta na cadeia.

Torcida Gremista faz insulto racial contra Elicarlos





O volante Elicarlos foi vítima na quinta-feira de algo visto mais em campos europeus nos últimos tempos. O jogador do Cruzeiro sofreu com atos racistas por parte da torcida gremista, no Olímpico, durante a classificação dos mineiros para a decisão da Copa Libertadores.

Aos 19min do segundo tempo, Elicarlos entrou no lugar de Gerson Magrão e ouviu gritos de "macaco" vindos da torcida gremista, já desiludida pelo placar desfavorável. No entanto, o ato não durou por muito tempo.

Na última semana, em Belo Horizonte, Elicarlos teve seu nome envolvido em outra confusão e o caso foi parar na delegacia. O atacante argentino Máxi Lopes, do Grêmio, foi acusado de injúria racial pelo cruzeirense e ambos prestaram depoimento à polícia, mas ninguém foi indiciado por enquanto.

O Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 3 a 1 em Minas Gerais e segurou o empate em 2 a 2 no Rio Grande do Sul. Com o resultado, o clube bicampeão em 1976 e 97 irá disputar a final contra o Estudiantes nos dias 8 e 15 de julho. O primeiro jogo será na Argentina e o decisivo no Brasil na semana seguinte.

Redação Terra

7 comentários:

  1. Elicarlos ou qualquer outro afrodescendente nunca foram "macacos", embora tivessem sido, às vezes, desqualificados como tais por indivíduos racistas. "Macacos", hoje, ao que parece, são apenas os "loiros de olhos azuis", como proclamou, recentemente, o nosso pequeno Führer caboclo.

    ResponderExcluir
  2. Nos greNAIS ,os nazigremistas cantam : "macacada fdp" ou "chora macaco imundo". Mas aqui no rgs contam com o apoio maciço da midia venal controlada por "arianos" como a familia sirotzki(de origem judaica pasmem!).Essa história que é uma minoria é balela, todo lado gmista do estádio canta emtusiasmado esse tipo de coisa,se acham realmente superiores aos outros. Isso extrapola o futebol,tem carater ideologico,mas são na verdade uns doentes que veem o proprio fracasso e o sucesso dos outros(das raças inferiores)e não suportam isso partindo para as agressões de todos os tipos.Uma escória. E o pior é ver torcedores negros e das camadas populares incorporarem esse comportamento ao lado dos filinhos de papai(imitando macacos inclusive).Talves a psiquiatria(das massas) explique, os oprimidos abraçando a ideologia e os costumes dos opressores!

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo do comentário a cima, não costumo aceitar comentários anônimos, vou abrir uma excessão pois é a primeira vez que você escreve no meu blog, mas da próxima vez queira se identificar, nem que seja via pseudônimo, este é um fórum democrático e todas as opiniões são aceitas, desde que não sejam de extrema direita, preconceituosas e racistas, e também costumo barrar os filhotes do Reinaldo Azevedo. Sua opinião será sempre bem vinda, mas se identifique por gentileza, abs.

    ResponderExcluir
  4. Então caros o racismo no futebol não é exclusividade do Rio Grande do Sul, nem tão somente da região Sul, um exemplo em SP é a Tupy, torcida organizada do palmeiras, que o Mancha verde outra parte da torcida expulsou.
    Acho dificil eliminar esta "cultura" indiferente se aqui no Brasil ou no Exterior. Enfim....

    ResponderExcluir
  5. Bom, a primeira coisa que posso dizer sobre teu texto é: simplista.

    Sou gremista desde quando estava no útero da minha mãe e desde piá frequento o Olímpico. Rola sim uma papagaiada de uns poucos racistas, isso provém de um bairrismo xenófobo de parte dos gaúchos por sua origem "européia". Agora, esse Elicarlos ganhou a notoriedade que queria, porque na bola não conseguiu. Não estou justificando o racismo, mas no jogo todo mundo se chama de filho da puta, argentino viado, etc., e ninguém vai chorar para o árbitro depois.

    O politicamente correto tem a capacidade de tornar mais velada e mais hipócrita as relações sociais. Como judeu nunca sofri nenhum preconceito na torcida do Grêmio. Tu falas em mídia oficial mas repassa uma imagem criada pela mídia sobre a torcida do Grêmio: tal como ocorreu a criação do esteriótipo de skinhead pela mesma mídia, que tachou todos de neo-nazistas.

    ResponderExcluir
  6. Está escrito na sua testa que você é judeu? Sobre o estereótipo skinhead, aqui em São Paulo há uma facção skinhead formada por judeus de extrema direita, que adotam a ideologia fascista, são seguidores de um tal de Jackobinsk, se não me engano. Há skinheads para todos os gostos, dizem que até já se formou um facção gay. Sobre o simplismo, sua justificativa não convence, melhor vc assumir que é racista logo, vc está em casa.

    ResponderExcluir
  7. eu.sou colorado Rodrigo silva meu nome
    Conheço nazistas simpatizantes
    Sim são da geral
    Sou chamado de macaco a anos por torcedores.gremista
    Pior até.os negros gremista me chamam de macaco

    ResponderExcluir