quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nerso da Capitinga, assessor de Marconi Perillo


Nerso da Capitinga pra senador

Sobrou até pro Nerso da Capetinga, em várias eleições o comediante fez campanha para Marconi Perillo, por dinheiro claro, se os dois são amigos e se o Nerso (Pedro Bismarki) tem alguma afinidade política com o senador não sei. O problema é que as apresentações nos comícios do candidato Marconi Perillo, em 2006, de acordo com denúncias, foram pagas com fundos de origem ilegal, como diz a reportagem abaixo. Outra irregularidade detectada foi o fato do candidato ter "convidado" o comediante para se apresentar em seu comício, prática proíbida a partir das eleições de 2006, quando felizmente foram abolidos os famigerados showmícios, para a tristeza de todo um batalhão de artistas decadentes, como os Fat Family e Agnaldo Raiol. Perillo foi inocentado, como é de praxe nesse país, mas a dúvida ficou no ar. O vice de Sarney é pouco conhecido no resto do país, mas em sua terra, Goiás, ele é bem manjado, leia a seguinte reportagem: http://www.oanapolis.com.br/pdf/7597/pag%2002.pdf ; texto que mostra uma enxurrada de escândalos envolvendo o nome do senador do PSDB, provável substituto de Sarney. Marconi Perillo está longe de ser um santo, coisa que tudo mundo já sabe, só o PIG e a velhinha da Taubaté que não. Talvez o Nerso da Capitinga também não saiba. E para aqueles que estão bradando fora Sarney, clamando por ética, é bom saber que depois deste virá outro igual, ou mesmo pior.

Diário da Manhã

Marconi e Alcides são inocentados pelo TSE

29/08/2008

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o atual governador Alcides Rodrigues (PP) foram inocentados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Eros Grau rejeitou recurso contra o tucano e o pepista, acusados de irregularidades na eleição de 2006. Na época, Marconi disputava o Senado e Alcides concorria ao governo estadual.

O recurso
impetrado pela coligação "Goiás Melhor para Todos", que defendia a candidatura de Maguito Vilela (PMDB) ao governo, alegava que os dois haviam utilizado telão em via pública para exibir entrevistas com autoridades e patrocinado shows com comediantes -- no caso o nacionalmente conhecido personagem Nerson da Capitinga. A acusação, negada em última instância, afirmava que os fundos para contratar os atores viriam de origens ilegais.

Na análise do caso, o Tribunal Regional Eleitoral (
TRE) aceitou parcialmente o pedido, entendendo que, mesmo via telão, é "vedada a participação de artista com a finalidade de animar comício ou reunião política". Na primeira decisão, o órgão especificou que a aparição do personagem constitui irregularidade independente dos custos e, portanto, até a apresentação gratuita fere a legislação eleitoral.

Insatisfeito com a decisão do
TRE, a coligação do candidato do PMDB recorreu ao Tribunal Superior. Os argumentos, contudo, não foram considerados na análise do ministro Eros Graus, uma vez que demandaria reexame de provas, o que é inadmissível no Tribunal Superior. "O TSE entendeu que não há conduta com veto legal. O próprio TRE e a Justiça Eleitoral haviam autorizado imagens", diz o advogado de Marconi Perillo no caso, Afrânio Cotrim.



6 comentários:

  1. Marconi Perillo não é aquele mesmo que provou que o alopradão que dizia não ter visto, ouvido, nem sabido de nada do Golpe do Mensalão, já sabia, na verdade, de tudo?

    ResponderExcluir
  2. Ao que tudo indica o mensalão sequer existiu, Zé Dirceu e Palocci foram absolvidos, não dá pra confiar em nada que o PIG sai denunciando de maneira desesperada

    ResponderExcluir
  3. Ao que tudo indica, o mensalão existiu, já que a denúncia do PGR, que fala de uma "sofisticada organização criminosa" atuando no desgoverno Lula, foi aceita pelo STF, que está julgando a "quadrilha". Pena, no entanto, que só uma pequenina parte da "quadrilha" esteja sentada no banco dos réus.

    ResponderExcluir
  4. O termo mensalão foi cunhado pelo Roberto Jeferson, por aí se vê a seriedade da denúncia. Práticas como a do mensalão existem em qualquer câmara de vereadores de norte a sul desse país, qualquer assembléia legislativa estadual. Mensalão foi o que o FHC fez para aprovar o projeto da reeleição, ou para aprovar sua privataria. Acho difícil que continue sendo praticada prática análoga ao mensalão na câmara federal, pois o legislativo federal é a instância legislativa mais vigiada do país, está todo mundo de olho, o PIG está de olho, e as denúncias continuam e vão continuar até 2010, até 2014, 2018, desde que políticos que do PT, PSB, PC do B e afins vençam. Agora, se em 2010 vencer o Serra, ou qualquer outro indicado pela elite branca, adeus denúncias, o congresso federal irá se transformar em uma Assembléia Legislativa de São Paulo, onde nada acontece, nada se apura, e quando surgem denúncias, estas são jogadas para debaixo do tapete. Gostaria muito de um sistema político limpo, mas isso só se obteria de uma forma revolucionária, com um governo gerido por trabalhadores, com mecanismos de democracia direta, legisladores rotativos e não remunerados, coisa que jamais aconteceu, nem nos países que se proclamaram socialistas. Sendo assim, fiquemos com o PT mesmo, pelo menos a mídia marca em cima, e a casa cai mais fácil pros ladrões...

    ResponderExcluir
  5. Roberto Jefferson é aquele mesmo por quem o "Cel." Lula da Silva afirmou, categoricamente, que assinaria um cheque em branco. Como o "Coronel" é, supostamente, um homem sério, essa extrema demonstração de confiança no "Bob" não pode ser desqualificada com meia-dúzia de palavras, não é mesmo? Ou o "Coronel" não é, como eu suponho, um homem sério? Além disso, a seriedade da denúncia não pode ser medida dessa forma e, sim, pelo cartapácio com que o PGR colocou, com a anuência do STF, o homem-forte do desgoverno Lula e a cúpula do partido-capacho no banco dos réus. Não cabe, também, querer comparar, ingenuamente ou não, o "Golpe do Mensalão", com as suas instâncias política, financeira e administrativa regidas por uma "sofisticada organização criminosa" homiziada dentro do próprio desgoverno, a práticas de corrupção que subsistem, endemicamente, nos diversos níveis da política e da administração pública brasileira. O Mensalão tem perfil próprio, sendo algo "nunca visto antes na história deste país". Não só por ter se constituído num golpe branco assacado contra a relação justa e harmoniosa entre os poderes da República, mas por ter sido sustentado por "dutos" que drenavam dinheiro público diretamente de empresas estatais, numa forma perversa de "privataria" que o país jamais havia visto até então. E, também, por envolver quase todos os partidos políticos da chamada base aliada. Assim, se os presumíveis 80 mensaleiros do PMDB, por exemplo, que escaparam das investigações, tivessem sido incluídos, teríamos grande parte do Legislativo no banco dos réus, o que daria um idéia mais aproximada do tamanho do monstro que, gestado pelo Executivo, devorava as entranhas da República.
    Quanto mais não seja, é muito triste constatar que o PT, que se apresentou, desde sempre, como "campeão da ética e da moralidade", e reformador dos costumes políticos do país, não só reforçou os métodos antigos de corrupção já existentes, como criou outros novos e mais perversos, dentro daquilo que poderíamos chamar, não sem fundamento, de "corrupção de Estado".
    Por outro lado, não cabe apontar a administração pública de São Paulo como modelo de corrupção, quando sabemos que a miséria do povo nordestino se deve, em grande parte, à corrupção desenfreada posta em prática pelo coronelismo político que prevalece nessa nobre região do país, coronelismo esse que tem sido expressivamente apoiado e reforçado pelo desgoverno do "Cel." Lula da Silva. Aí está o alopradão Sarney, que não nos deixa mentir.
    Quanto a desejar um "sistema político limpo", eu compartilho a sua aspiração, embora não creia que isso possa ocorrer pela via que você sugeriu, já que tais experimentações vêm fracassando sistematicamente onde quer que tenham sido ensaiadas.
    Por fim, não há como ficar com um partido que, tendo prometido ser algo realmente novo no cenário brasileiro, hoje se contenta em tentar justificar os seus crimes com os crimes dos outros, nessa falácia que foi amplificada pelo "Coronel" naquela sua horrenda entrevista dada em Paris, quando proclamou, indiretamente, que todos os partidos políticos são igualmente corruptos.
    Respeitosamente, meu caro Cappacete.

    ResponderExcluir
  6. Há uma clara confusão dos desmiolados entre denúncia e crime. Não fosse assim, o governo Lula seria o mais criminoso da história política do Brasil, pois, até organismo internacionais denunciam o aumento da corrupção no governo do PT.

    ResponderExcluir