domingo, 5 de julho de 2009

A Igreja Católica e o golpe em Honduras


É ponto pacífico que a Igreja Católica sempre esteve do lado dos poderosos e de costas para o povo, porém creio que em nenhuma região do mundo a igreja de Roma esteve tão envolvida com a opressão do que na América Latina.

A começar pela colonização, qualquer professor sério de História ensina a seus alunos que o holocausto (aqui sim podemos falar em holocausto, pois além de extermínio físico este termo abarca também extermínio da cultura) perpetrado por espanhóis e portugueses se deu com a anuência da Igreja Católica, a Grande Infame, segundo Voltaire.

Após Bartolomé de Las Casas a igreja passou a condenar a matança de índios, contudo foi conivente com práticas de trabalho forçado como a encomienda e a mita, formas penosas de exploração que continuaram levando as populações autóctones do continente latino americano a morte, por excesso de trabalho.

A Igreja Católica também apoiou a escravidão negra, chegando a mesmo a questionar se os negros tinham alma.

O séculos foram passando e a igreja prosseguiu de braços dados com as elites coloniais, no pós-independência se associou as novas elites do poder, agora nacionais.

No século vinte, com o acirramento da combatividade dos setores populares, o clero católico reforçou seus laços com os poderosos, e passou a condenar ostensivamente qualquer movimento popular, sobretudo aqueles que levantavam bandeiras de cunho socializante. A igreja católica sempre apoiou os ditadores do continente, assim o fez com Somoza, Trurillo, Vargas durante o Estado Novo, Perón (em sua fase mais direitista), Stroissner, Médici, Pinochet, Videla, Banzer, etc...

Nos anos duros de repressão continental, décadas de sessenta e setenta, a Igreja Católica seguiu de braços dados com os regimes assassinos patrocinados pela CIA, membros da própria igreja foram perseguidos com a conivência de seus superiores, vide toda a perseguição que sofreram e ainda sofrem os seguidores da Teologia da Libertação por todo o continente.

A Igreja Católica deu as costas para os frades dominicanos barbaramente torturados pelo Dops do delegado Fleury em 69, na Argentina, padres benziam os assassinos da Triplo A (Ação Anticomunista Argentina) antes destes partirem em suas caravanas da morte, a caça de comunistas. Padres argentinos estiveram envolvidos diretamente em casos de tortura e assassinato, como o padre Christian Federico von Wermich, condenado em 2007 por crimes contra a humanidade.

Portanto, ninguém se surpreende com a postura do alto clero hondurenho frente aos atuais eventos em seu país, o cardeal Oscar Andrés Rodrigues não só apoiou o golpe como esteve diretamente envolvido no assalto ao poder, com suas bênçãos e congratulações, e segue dando mostras de sua opção golpista, basta ler texto seu publicado pelo jornal hondurenho El Heraldo, um dos porta vozes do Golpe contra Zelaya ( www.elheraldo.hn ). Com todo este histórico não é de se estranhar a postura da Igreja Católica hondurenha frente a mais este Golpe contra o povo e contra a democracia.

El cardenal Óscar Andrés Rodríguez cuestionó la actitud de la OEA de no condenar las amenazas bélicas provenientes de Suramérica.




Cardenal Óscar Andrés Rodríguez


Iglesia pide a Zelaya meditar su regreso

Hoy se cumplen ocho días de la crisis política desatada por la destitución de Zelaya por el Congreso.
04.07.09 - Actualizado: 04.07.09 10:14pm - Robert Marín García: robert.marin@elheraldo.hn

CALIFICAR
  • Actualmente 2/5 Estrellas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
calificacion actual: 2 votos: 3
0 comentarios Imprimir Enviar
TEGUCIGALPA. ,

HONDURAS

.

La Organización de Estados Americanos (OEA) debe prestarle atención a todo lo que venía ocurriendo fuera de la legalidad en Honduras, y no solo ver lo sucedido a partir del 28 de junio, recomendó ayer el cardenal Óscar Andrés Rodríguez.

Al leer la posición oficial de la Iglesia Católica, el líder religioso explicó que cuando se capturó al depuesto presidente Manuel Zelaya Rosales -el 28 de junio recién pasado-, este "ya no se desempeñaba como presidente de la República".

Frente a la reticencia de la OEA de no querer escuchar los argumentos sobre la deposición de Zelaya, Rodríguez dejó claro que "si el sistema interamericano se limita a proteger la democracia en las urnas, pero no le da seguimiento a un buen gobierno, a la prevención de las crisis políticas, económicas y sociales, de nada servirá el reaccionar tardíamente frente a ellas".

El líder religioso también hizo un llamado a Zelaya para que medite su regreso al país. "El día de su toma de posición, usted (Zelaya) citó tres mandamientos de la santa ley de Dios: no mentir, no robar, no matar. Pensemos si una acción precipitada, un regreso al país, en este momento, podría desatar un baño de sangre. Sé que usted ama la vida, sé que usted respeta la vida, hasta el día de hoy no ha muerto ni un solo hondureño... por favor, medite, porque después sería demasiado tarde", sugirió. La Iglesia Católica rechazó las amenazas de fuerza o bloqueos de cualquier tipo que solamente hacen sufrir a los más pobres, asimismo, llamó a la conciliación a todos los sectores.

para ler texto completo:http://www.elheraldo.hn/Especiales/Honduras%20en%20contra%20de%20la%20ilegalidad%20del%2024%20de%20junio%20de%202009/Ediciones/2009/07/05/Noticias/Iglesia-pide-a-Zelaya-meditar-su-regreso

Um comentário:

  1. Repetindo, não aceitarei comentários de defensores de Golpes de Estado, de viúvas da ditadura, de neonazistas, de neofascistas, de integralistas, de filhotes do Reinaldo Azevedo e afins.

    ResponderExcluir