quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Alesp quer ouvir delegada que investiga racismo no Colégio Anhembi Morumbi



A delegada que investiga a denúncia de racismo no Colégio Internacional Anhembi Morumbi será ouvida pelos deputados estaduais paulistas. A convocação foi feita pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Também foi solicitada a presença da estagiária Ester Elisa Cesário de Sousa e de representantes da Direção do colégio.
No Boletim de Ocorrência, registrado – em novembro de 2011 – na Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo, a estagiária acusa Dea de Oliveira de tentar obrigá-la a alisar o cabelo. O procedimento seria necessário para ela se adequar aos “padrões do colégio” e manter a “boa aparência”.
Para a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), os casos de racismo dificilmente resultam em condenação. Por isso, devem ser acompanhados com mais rigor.
“A Comissão age todas as vezes que acontece qualquer situação que envolva discriminação racial, discriminação por opção sexual, gênero ou classe social. Nós decidimos levar esse caso para a Comissão de Direitos Humanos porque a vítima fala uma coisa e a escola fala outra, e queremos acabar definitivamente com essa questão racista tão presente no estado de São Paulo.”
No parecer psicológico que atesta o estado de saúde de Ester consta que ela “não está em condições emocionais para continuar trabalhando no ambiente”. Depois da repercussão do caso na imprensa, a estagiária deixou de fazer atendimento ao público e foi transferida para o setor de arquivos.
Em reação a este e outros casos, no próximo dia 11 de fevereiro organizações sociais e do movimento negro realizarão uma manifestação contra o racismo, na cidade de São Paulo. Os organizadores pretendem iniciar uma campanha nacional com propostas de enfrentamento ao problema e um calendário de ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário