quinta-feira, 21 de julho de 2011

Projeto de privatização do ensino paulista caminha a passos largos, e o PIG paulista, como não poderia deixar de ser, a$$ina embaixo

Privataria sem limites, mas com vários disfarces, e muitos cúmplices.  

Corre pelo esgoto do PIG paulista uma tal pesquisa que diz que colégios que adotam apostilas produzidas por cursinhos pré-vestibular e afins, como as do Anglo (recentemente comprado pela Abril, da famiglia Civita) melhoram o desempenho dos alunos. 
Quem fez a pesquisa em discussão foi uma tal Fundação Lemann. Fui pesquisar que fundação é essa e descobri que a mesma pertence a Jorge Paulo Lemann, dono da AmBev, a maior cervejaria do mundo. 
A fundação desse senhor se dedica a distribuir bolsas de estudo, para estudo no Brasil e no exterior. Notem que é gente que não tem nada a ver com a educação, o senhor Lemann, segundo homem mais rico do Brasil, e 55º do mundo, parece não estar satisfeito com seus negócios etílicos, e agora quer faturar também no ramo educacional. 
Falo com conhecimento de causa que apostilas de cursinho não tem compromisso algum com o ensino de qualidade, são limitadas, não estimulam a reflexão, apresentam desvios ideológicos. Foram concebidas para atender a classe média branca, clientela (esta é a palavra) dos cursinhos de grife, como o Anglo. Ao entrar no ensino Fundamental e Médio, a essência permanece mesma. 
E tem mais, essas apostilas amarram o trabalho do professor, são didaticamente ruins, seu conteúdo é pasteurizado, massificado e massificante. 
A pergunta que se coloca é a seguinte: quais critérios didáticos serviram de justificativa para a adoção dessas apostilas? Ou a justificativa se encontra apenas na esfera econômica? Assim sendo, a educação passa a ser oficialmente reconhecida como um negócio, como o fez o presidente chileno, Sebastián Piñera?
E tem mais, o primeiro passo é terceirizar o material didático, o segundo será terceirizar o serviço dos profissionais da educação, que serão provavelmente loteados (essa é a palavra) entre meia dúzia de corporações mafioeducacionais. Vejam quais são as concepções pedagógicas da Fundação Lemann, parceira dos cursinhos no assédio a educação pública paulista e nacional. 


Missão 


• Contribuir de forma relevante para modernizar a gestão dos sistemas públicos de ensino no Brasil, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações externas internacionais, aproximando-os dos alunos de países mais desenvolvidos (OCDE)



• Oferecer oportunidades excepcionais de desenvolvimento pessoal e profissional a indivíduos com alto potencial



Visão 


Estabelecer-se como referência para investidores sociais privados no setor de gestão da educação pública e, com isso, atrair uma rede de investidores com o mesmo perfil



• Apostar em jovens com grande efeito multiplicador que possam perpetuar o investimento inicial da Fundação





Mais claro que isso é impossível, o grifo acima foi meu. Fiquei intrigado com a expressão "indivíduos com alto potencial", na faculdade de licenciatura aprendi a não nivelar os alunos, tratando todos com igual atenção, privilegiando os de menor rendimento. 
O segundo ponto embaralhou minha cabeça, "estabelecer-se como referência para investidores sociais privados no setor de gestão da educação pública". Assim sendo, a educação pública se converte numa grande oportunidade de investimentos para o setor privado. Mais uma vez, quais são os critérios, pedagógicos/educacionais ou econômicos? A sociedade necessita de fato desses serviços? 
Segundo a LDB:  "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público". 
Esse repasse de verbas pertence a toda a sociedade, não obstante, em estados como São Paulo, começa ser drenado para os bolsos do grande capital. Esse tipo de coisa está acontecendo com todo o setor público paulista, "Estado mínimo" é só para o povo e para o funcionalismo público, para os tucanos e Cia é "Estado nosso, tudo nosso".


PS: Bem que blogueiros mais abalizados como a Maria Fro e seu Cloaca poderiam dar uma investigada em mais essa bandalheira dos tucanos.




















































2 comentários:

  1. pois é.e ainda dizem q"é a eficiencia"do ensino privado.São Paulo está virando uma terra de excluidos.estão indo na contra mão da palavra"da moda":inclusão!pena q o PiG,apoie isso e pior:q tem gente q apoie o q o PiG diz!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vc tem razão, a elite branca paulista está levando o estado de SP em marcha ré, vários amigos meus estão rumando para outras regiões do país mais progressistas, a cada dia que passa penso mais em fazer o mesmo, gosto daqui, mas esses crápulas que nos governam...
    Abs!

    ResponderExcluir