quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cuba saúda 32 aniversário de Revolução Sandinista

  
 (Prensa Latina) Cuba saudou o aniversário 32 do triunfo da Revolução Popular Sandinista de julho de 1979, em uma mensagem transmitida aqui por Miguel Díaz-Canel, membro do Birô Político do Partido Comunista e ministro cubano de Educação Superior.

  A Revolução Cubana, guiada por seus máximos líderes, Fidel (Castro) e Raúl (Castro), festeja junto aos nicaraguenses este aniversário, convencidos de que nossos povos unidos vencerão todas as dificuldades, expressou o representante da maior das Antilhas, que se encontra aqui convidado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

Díaz-Canel foi o penúltimo orador em um ato político-cultural celebrado ontem na sede central da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAM), encerrado pelo Comandante da Revolução Tomás Borge, vice-secretário geral e único fundador vivo do FSLN.

Assinalou que o povo cubano viveu como sua a vitória de 19 de julho de 1979 e "a Revolução de Martí e de Fidel estendeu sua mão irmã à nascente Revolução Sandinista".

Muitos filhos de nosso país fundiram seu suor e seu sangue com a de seus irmãos nicaraguenses no nobre e colossal empenho de transformar a arcaica sociedade herdada de anos de ditadura e vassalagem em uma pátria para o bem-estar do povo nicaraguense, recordou.

Nossa luta -afirmou o dirigente cubano-, nos irmã no confronto ao inimigo comum e na batalha contra a pobreza e as desigualdades sociais.

A unidade nos permitirá fazer realidade os sonhos de justiça da América Latina e Caribe, os sonhos de Martí, de Sandino, de Bolívar, de Morazán, porque, como dissesse o Comandante em Chefe Fidel, "um mundo melhor é possível", concluiu.

O ministro de Educação Superior de Cuba encontra-se aqui desde ontem convidado a participar nos atos em comemoração do 32 aniversário do triunfo da revolução Popular Sandinista e o 50 da fundação do FSLN.

Como parte da agenda que cumpre nesta capital, Díaz-Canel sustentou ontem um encontro com Telémaco Talavera, presidente do Conselho Nacional de Universidades (CNU), reitor da Universidade Nacional Agrária e assessor do presidente, Daniel Ortega, para assuntos agrícolas.



Nesse encontro também participaram a ministra de Saúde, Sonia Castro, e Paul Oquist, assessor presidencial para políticas nacionais, segundo informaram a Imprensa Latina fontes da embaixada de Cuba aqui. Antes de assistir esta tarde à concentração popular pela efemérides sandinista, o titular de Educação Superior de Cuba sustentará em horas da manhã um encontro com representantes da comunidade cubana residente neste país e depois tem prevista uma sessão de trabalho com o presidente do CNU.







Nenhum comentário:

Postar um comentário