segunda-feira, 4 de julho de 2011

Conflitos armados e pobreza deixam 67 milhões de crianças fora da escola

Absurdo


A falta de acesso à educação atinge pelo menos 67 milhões de crianças em todo o mundo. O número de adultos analfabetos é de 796 milhões, que corresponde a 17% da população adulta mundial. Estas informações constam em relatório – "A crise oculta: Conflitos Armados e Educação" – produzido pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc - ONU).
O relatório aponta que entre os anos de 1999 a 2008 cresceram as matrículas na educação primária. Porém, nos países onde ocorrem conflitos armados e que possuem baixo desenvolvimento econômico, aumentou o número de crianças que abandonaram a escola.
Na década analisada, 35 países sofreram com guerras que duraram até 12 anos. Nesse período, 28 milhões de crianças foram obrigadas a deixar a escola primária por causa dos conflitos e 79% dos jovens são analfabetos. No Afeganistão, por exemplo, foram registrados 613 ataques a escolas em 2009. E na Tailândia, 63 estudantes e 24 professores foram assassinados ou feridos no período de dois anos.
A ONU cobra responsabilidade dos países ricos nesta situação, pois no conjunto das 21 economias mais desenvolvidas do mundo, o investimento em armamento é superior aos recursos destinados a construção de escolas. O órgão afirma que se 10% dessa despesa militar fosse desviada para a educação, haveria 9,5 milhões a mais de crianças escolarizadas.




Um comentário:

  1. Nada mais hipócrita do que ONU e todas as demais organizações ditas "mundiais" a serviço da nova ordem mundial escravagista nazi sionista que avança o 4º REICH sobre o mundo e ninguém consegue ver isto?

    ResponderExcluir