segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Há 42 anos, o AI-5: uma seleção do acervo FPA sobre o golpe dentro do golpe




Há 42 anos, era instaurado o Ato Institucional nº 5 (AI-5). Fruto do mais sombrio período da ditadura militar brasileira, o decreto cerceava direitos civis básicos, reprimindo os críticos do regime e lançando sobre o país um manto de violência e arbitrariedade.

Para recordar o episódio e promover a reflexão sobre suas origens políticas e consequências históricas, a Fundação Perseu Abramo oferece artigos e depoimentos publicados em seu Portal.

Páginas especiais



Artigos

A consolidação do Estado autoritário - Extraído do livro Brasil: Nunca Mais (Publicado pela Editora Vozes, 1985)

Os anos difíceis, por Perseu Abramo - Extraído do livro Um trabalhador da notícia: Textos de Perseu Abramo (publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo - EFPA)

- O Ato Institucional nº 5: Sociedade e ditadura ao sul do Equador, por Daniel Aarão Reis Filho - Publicado no Especial "30 anos do AI-5 - Não vamos esquecer"

Depoimentos

Depoimentos originalmente publicados no especial "30 anos do AI-5 - Não vamos esquecer"


Biblioteca Digital

Versões e Ficções - o Sequestro da História, por vários autores. (Publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo)

Leituras

Rebeldes e contestadores - 1968: Brasil, França e Alemanha (2ª edição), de Marco Aurélio e Maria Alice Vieira (orgs.). (Publicado pela EFPA)


Dos Filhos Deste Solo: Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar - a responsabilidade do Estado, de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio. (Editado pela Editora Fundação Perseu Abramo)

Poemas do povo da noite, de Pedro Tierra (Editado pela Editora Fundação Perseu Abramo)

Fome de Liberdade: A luta dos presos políticos pela Anistia, de Gilney Viana e Perly Cipriano (Publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário