sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ex-chefe do ETA vai a julgamento na Espanha com camisa da Argentina


Protesto seria motivado pela reestatização da petrolífera YPF, que pertencia à espanhola Repsol e causou crise entre os países



Um ex-líder do grupo separatista basco ETA encontrou uma forma inusitada de protestar contra o governo espanhol. Félix López de la Calle Gauna, que já foi considerado o número dois na hierarquia do ETA, compareceu a um julgamento nesta quinta-feira (19/04) vestindo uma camisa da seleção da Argentina de futebol.




A provocação faria referência à decisão do governo da Argentina de reestatizar a petrolífera YPF, que havia sido comprada pela espanhola Repsol. A medida casou revolta no governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy contra a presidente argentina Cristina Kirchner. “Os inimigos dos meus inimigos são meus amigos”, resumiu o diário argentino Clarín, a respeito do protesto de López, também conhecido como “Mobutu”.

O ex-integrante do grupo separatista basco é julgado na Espanha e pode ser condenado até 81 anos de prisão por ligação com um atentado contra guardas civis ocorrido em 1980. López foi preso e condenado na França a 12 anos de prisão sob a acusação de ter comprado armas para o ETA.
No momento, ele está sendo julgado na Espanha graças a um acordo com o governo francês, que autorizou sua extradição temporária.

Fim do terrorismo

Em outubro do ano passado, o ETA anunciou o fim definitivo de suas atividades armadas, após décadas de conflitos com o governo espanhol, que não aceita a independência da região do País Basco.


























Um comentário:

  1. FILME sobre CHE GUEVARA, considerado o MELHOR DOCUMENTÁRIO no Festival de Cinema de Montreal, no Canadá

    CHE.Un.hombre.nuevo.2010.Tristan.Bauer.WMV

    http://www.youtube.com/watch?v=LuxJ7THmzBI

    ResponderExcluir