quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vitória do Movimento Estudantil: Reitor da Federal de Rondônia renuncia após denúncias de fraude

Rondônia dá aula de democracia a São Paulo 

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor José Januário de Oliveira Amaral, apresentou nesta quarta-feira, 23, uma carta de renúncia ao cargo, após denúncias sobre desvio de verbas e  condições de funcionamento da universidade, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).
A carta foi entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, e o pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto, uma vez que o cargo é de provimento da Presidência da República. A exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. Na próxima semana, o reitor formalizará a renúncia ao Conselho Universitário da Unir.
Januário Amaral tomou a decisão de renunciar ao constatar a falta de condições para conduzir a universidade, em razão da série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir.
Em 24 de outubro último, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação constituiu comissão de auditores, integrada por representantes do próprio MEC e da Controladoria-Geral da União (CGU), para fazer levantamento da situação e  auditar as contas, tanto da Riomar quanto da Unir. Mesmo com a renúncia do reitor, a comissão de auditores deve entregar o relatório da situação da universidade nos próximos dias. O prazo oficial expiraria nesta quinta-feira, 24, mas a comissão pediu  mais dez dias para a conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário