terça-feira, 26 de março de 2013

Polícia paraguaia desaloja camponeses e destrói suas moradias

É assim que age o atual governo do Paraguai tão festejado pelo PIG e pela bancada do PSDB...
Imagen activa(Prensa Latina) Mais de 200 policiais paraguaios desalojaram, com o apoio de helicópteros, dezenas de famílias camponesas que ocupavam uma fazenda, destruindo suas moradias e plantações no departamento (estado paraguaio) de Canindeyú.

Esse incidente, mais recente ato de repressão na luta dos trabalhadores sem terras, foi realizado enquanto indígenas da comunidade Sawhoyamaxa, do departamento de Caaguazú, continuam firmes em seus terrenos ancestrais contra sua venda a compradores privados.

O despejo dos camponeses aconteceu em um lugar conhecido como Sidepar e a ampla mobilização policial foi acompanhada pelo promotor Jalil Raschid, o mesmo implicado em ação igual em junho do ano passado em Curuguaty, deixando 11 camponeses e seis policiais mortos.

Rachid foi reiteradamente condenado pelos advogados defensores dos camponeses presos devido àquele incidente, por sua estreita relação com latifundistas da região e por ser acusado de perseguir famílias camponesas.

A operação teve como cenário uma região de 900 hectares exigida há anos pelas famílias camponesas que alegam que estas terras foram adquiridas pelos latifundistas de forma ilegal com o apoio das autoridades.

No lugar, os ocupantes tinham levantado humildes barracos e plantado milho e feijão para sua própria alimentação, mas com maquinaria pesada a polícia se encarregou de destruir as construções e o plantio.

Estes incidentes com camponeses e indígenas, suscitados a pouco mais de vinte dias das eleições presidencias marcadas para 21 de abril, provocaram mais protestos de organizações progressistas e foram apontados como evidência do difícil problema da posse de terra no Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário