sábado, 7 de setembro de 2013

Sete de Setembro: se o perigo é vermelho, chame o Exército!

Samuel
Recrutinha: exército brasileiro debela os monstros vermelhos que ameaçam o bem-estar da nação.



Em mais este Sete de Setembro, saiba que você pode dormir tranquilo. O exército brasileiro está pronto para protegê-lo de toda e qualquer ameaça vermelha que possa perturbar o país.

Não, você não está lendo um gibi americano no auge da Guerra Fria. Essa é mais uma história do Recrutinha, personagem dos quadrinhos infantis criados pela CCOMSEx (Secretaria de Comunicação do Exército).

A edição em questão (“Perigo à vista, chame o Exército”) foi produzida há alguns meses para celebrar o Dia do Exército Brasileiro, 19 de abril. Nos quadrinhos (leia aqui a íntegra), há uma certa “obsessão” pela cor vermelha. Os monstros que ameaçam a paz do país e perturbam o sono da criança loirinha são vermelhos e o perigo segue grafado na cor vermelha.



Qualquer semelhança com a propaganda anticomunista produzida para semear a paranoia entre as crianças norte-americanas é mera coincidência.




Um comentário:

  1. Muito bem sacado. Eles é que movem as campanhas dos #gigantesacordados que perturbam nossa paz: dezenas de blogs de milicos e seus inúmeros amigos reaças movem insistentemente essa campanha 'anticomunista' anacrônica ...

    ResponderExcluir