Vermelho
Realizada pelo Data Popular e Instituto Patrícia Galvão, a pesquisa Representações das mulheres nas propagandas na TV revela que 56% dos entrevistados, homens e mulheres, consideram que as propagandas na TV não mostram as brasileiras reais. Levantamento inédito mostra o conflito entre o que os espectadores veem e o que gostariam de ver nas publicidades exibidas na televisão.
Para 65% o padrão de beleza nas propagandas está muito distante da realidade das brasileiras e 60% consideram que as mulheres ficam frustradas quando não se veem neste padrão. Na percepção da sociedade, as mulheres nas propagandas são majoritariamente jovens, brancas, magras e loiras, têm cabelos lisos e são de classe alta.
Por outro lado, a maior parte dos entrevistados deseja que a diversidade da população feminina brasileira esteja mais representada: 51% gostariam de ver mais mulheres negras e 64% gostariam de mais mulheres de classe popular nas propagandas.
A pesquisa detectou ainda que:
- 80% consideram que as propagandas na TV mostram mais mulheres brancas; e 51% gostariam de ver mais mulheres negras.
- 83% veem as mulheres reais como sendo em sua maioria de classe popular, mas 73% consideram que as propagandas na TV mostram mais mulheres de classe alta.
- 73% veem mais loiras do que morenas nas propagandas na TV, mas 67% gostariam de ver mais morenas.
- 83% veem mais mulheres com cabelos lisos nas propagandas na TV, mas maioria gostaria de ver mais mulheres com cabelos crespos/cacheados.
- 87% veem mais mulheres magras nas propagandas na TV; 43% gostariam de ver mais mulheres gordas.
- 78% veem mais mulheres jovens nas propagandas na TV, mas maioria gostaria de ver mais mulheres maduras.
A pesquisa Data Popular/Instituto Patrícia Galvão revela ainda que 84% concordam que o corpo da mulher é usado para promover a venda de produtos nas propagandas na TV; e 58% avaliam que as propagandas mostram a mulher como objeto sexual.
Além disso, 70% defendem punição aos responsáveis por propagandas que mostram as mulheres de modo ofensivo.
Especialistas veem demanda por propagandas mais atualizadas
Segundo avaliação da diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, a pesquisa revela que a percepção dos entrevistados, mulheres e homens, é clara: a propaganda veicula modelos ultrapassados. “A irrealidade da representação da mulher é percebida pela absoluta maioria e há uma clara expectativa de mudança. Aqui se revela um paradoxo: se pensarmos a partir da lógica de mercado, pode-se dizer que anunciantes e publicitários, em razão de uma visão arcaica do lugar da mulher na sociedade e de um padrão antigo de beleza, não estão falando com potenciais consumidoras”, aponta.
“Nós, mulheres negras, somos invisíveis para a mídia, que não enxerga que tomamos banho, usamos xampu, comemos margarina, fazemos serviços domésticos, e, em particular, somos pessoas com poder aquisitivo”, exemplifica Mara Vidal, vice-diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão. Para ela, existe aí “um racismo manifesto com relação à nossa capacidade, às nossas qualidades e ao nosso poder de compra”, pontua.
Para o diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, o principal mérito da pesquisa é mostrar como as empresas perdem dinheiro com a representação distante da realidade, uma vez que as mulheres movimentam hoje, no Brasil, um mercado consumidor de R$ 1,1 trilhão por ano e determinam 85% do consumo das famílias, segundo dados do próprio instituto. “Não estamos falando de um nicho consumidor, mas do principal mercado consumidor brasileiro. Então, há uma miopia do ponto de vista de oportunidades de negócios”, considera.
Sobre a pesquisa
Para a pesquisa Representações das mulheres nas propagandas na TV, encomendada ao Data Popular pelo Instituto Patrícia Galvão, foram realizadas 1.501 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos, em 100 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 10 e 18 de maio deste ano.
DILMA É COMO AQUALTUNE E ANITA , É HONRA NELA VOTAR.
ResponderExcluirPatriota da linha de frente, que a Ditadura enfrentou.
Criatura amorosa e valente, que jamais se acovardou
Uma Mulher demais bendita, faz a povo e nação cuidar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Vive na nossa memória, pelo que enfrentou a reação.
Tem tão linda trajetória, honrou todo povo e a Nação.
História heróica escrita, a viver e pela gente lutar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Anjo da terra Céu de anil, uma Valquíria Brasileira
Conhecida por todo Brasil, Mulher Heroína Guerreira.
Pro povo mais Pobre é guarida, Anjo da Guarda a zelar
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Enfrenta gente sonegadora, Judas da vil privatização.
Aquela gente tão traidora, que vende a alma do irmão.
Enfrenta dita e contra dita, preparada pra batalhar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
É nosso exemplo que vence, a gente faz a ela seguir.
É Bárbara de Alencar cearense, garantindo o porvir.
Bate de frente com troglodita, não deixa nos dominar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Nossa Dama da Esperança, Guerreira incomparável.
A força do povo que avança, em epopéia memorável.
Espanta fácil o parasita, que pensa ao Brasil sugar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Ela é nossa doce canção, é plebiscito no sentimento.
Conosco em cada decisão, identidade todo momento.
Não quer o povo na palafita, quer uma casa pra morar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
É Canção da Liberdade, Dandara e Quitéria na frente.
Representa a Brasilidade, de um povo heróico valente.
Libertadora ta bem na fita, do Céu pra nos emancipar.
Dilma é Como Aqualtune e Anita , é Honra nela Votar.
Azuir Filho e Turmas de Amigos: do Social da Unicamp, Campinas, SP, amigos de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ e Amigos de Mosqueiro, Belém do Pará.
Belo poema, mas podia ter posto o seu nome né, grande abraço!
ExcluirBelo poema, mas podia ter posto o seu nome né, grande abraço!
Excluirque houve cade ?
ResponderExcluirI'm back!
ExcluirCaro Capacete, esta tudo em ordem.
ResponderExcluirAbraços
Jader Resende
Estive fora por uns tempos, mas agora to de volta, abração Jader Resende!
ExcluirExcelente matéria e excelente pesquisa.
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