quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Escasso compromisso de Obama com os Direitos Humanos


Só mudou o MC, o microfone continua o mesmo




Preocupada com a falta de compromisso do presidente estadunidense, Barack Obama, com os direitos humanos, a organização Human Rights Watch (HRW) declarou-se desapontada com seu primeiro ano de governo.

As declarações deste grupo impactam a opinião pública, unido aos descalabros da política do mandatário após um ano de sua posse à Casa Branca.

"Com Obama tem tido uma melhoria espetacular no discurso, mas as palavras não levaram a mudanças na prática", comentou Kenneth Roth, diretor executivo de HRW.

Ao apresentar o relatório anual da organização, com sede em Nova Iorque, o diretor reconheceu positivamente o fato de que a tortura tenha sido proibida, mas denunciou que não se pesquisou quem a cometiam ou autorizavam.

"Isso estabeleceu um precedente muito perigoso de impunidade, porque o legado da presidência de George W. Bush é que é possível torturar e que não tenha consequências por isso", disse Roth.

Outras organizações similares manifestaram sua vergonha porque há um ano da posse, Obama ainda não fechou a prisão da base naval de Guantánamo, território cubano ilegitimamente ocupado, questão que ele prometeu em sua campanha presidencial.

A dicotomia entre o discurso e as ações deste governante também é patente em sua política quanto ao Oriente Médio, acrescentou a HRW.

O diretor da instituição igualmente declarou-se defraudado pela rejeição da Casa Branca ao relatório Goldstone, encarregado pela Comissão de Direitos Humanos da Organização de Nações Unidas.

Neste se acusa a Israel e Hamás de cometer crimes de guerra no conflito em Gaza de finais de 2008 e princípios de 2009.

O primeiro ano de gerenciamento de Obama está marcado, também, por um desemprego de 10 por cento, novos fervedouro de guerra, intervenção militar no Haiti aproveitando o terremoto recente.

Também promessas de redução de gases de efeito estufa sem completar, reforma de saúde sem assinar, e uma popularidade que desceu a 50 por cento e localiza em muito má imagem o presidente.


2 comentários:

  1. "Há um escasso compromisso de Obama com os "Direitos dos Manos"? Ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Se vc não fosse racista confesso que eu iria estranhar...

    ResponderExcluir