terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aprovação da gestão de Kassab cai 18%, aponta Ibope



O povo de São Paulo acha mais fácil ir embora da cidade do que aprender a votar, como diria um professor meu, quem vota no Kassab é safado que nem ele.


Rede Brasil Atual


Pesquisa do Ibope Inteligência aponta queda de aprovação da gestão do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM). De novembro de 2008 a dezembro de 2009, o percentual de entrevistados que consideram a administração municipal ótima e boa caiu de 46% para 28%. O levantamento encomendado pelo movimento Nossa São Paulo e divulgado nesta terça-feira (19) não incluiu a avaliação pessoal do prefeito.

Foram ouvidas 1.512 pessoas de 2 a 16 de dezembro e a margem de erro é de três pontos. Para Oded Grajew, um dos idealizadores do movimento, é hora de comparar os resultados às metas assumidas pela prefeitura, estabelecidos pela emenda nº 30 à lei orgânica do município. "As pessoas precisam acompanhar para ver se o plano de metas é cumprido", avalia Grajew.

São 26% os entrevistados que veem a gestão como ruim ou péssima, 14 pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior. Na série histórica, que inclui ainda uma pesquisa de janeiro de 2008, a aprovação da administração municipal alcança seu nível mais baixo. Atualmente, os paulistanos também apontaram piora na avaliação da subprefeitura e da Câmara de Vereadores – com 25% e 12% de aprovação.

Outros indicadores a respeito da cidade também apresentam piora. O temor de alagamentos aumentou de 6% para 28%, fruto das enchentes de dezembro, como a que atinge até hoje o Jardim Romano e Jardim Pantanal, na zona leste.

Outro impacto do caos que a cidade viveu no último mês de 2009 mostra-se na parcela dos entrevistados que manifestam desejo de sair de São Paulo. Em 2008, 53% queriam permanecer, 12 pontos percentuais a menos do que os atuais 41%. São 57% que prefeririam viver em outro local.

"Há que se levar em conta que a pesquisa anterior foi feita logo após as eleições, então o clima era outro. Agora estamos vivendo as enchentes", diz a diretora executiva do Ibope Marcia Cavallari. Vale notar que os resultados dos que gostariam de sair de São Paulo se assemelham aos constatados em janeiro de 2008 (55% sairiam e 44% preferem ficar).

Também apresentaram altas o receio em relação ao trânsito (16% para 18%), atropelamentos (7% para 13%), assaltos ou roubos (57% para 65%) e torcidas de futebol (6% para 11%).


Avaliação

Na avaliação geral, medida pelos Indicadores de Referência de bem-estar no Município, a nota média atribuída pelo paulistano à cidade é de 4,8 pontos em uma escala de 1 a 10. O índice inclui questões ligadas à educação, saúde, transporte, habitação, ambiente, trabalho etc.

As melhores notas para a cidade foram conferidas pelos moradores de duas subprefeitura, a de Santana e Tucuruvi e a que inclui Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Guaianazes. Em ambas a avaliação ficou em 5,1 pontos. A pior média está em na subprefeituras de M'Boi Mirim, Parelheiros e Marsilac, no extremo sul do município.
Transparência e participação política (3,3), desigualdade social (3,9) e assistência social (3,9) têm as piores avaliações. Questões ligadas à qualidade de vida como relações humanas (6,5), religião e espiritualidade (6,3) e trabalho (6,2) encabeçam a lista com as melhores notas. Saúde e educação ficaram com 5,1 e 5,0, respectivamente.

A honestidade dos governantes foi avaliada por 92% dos entrevistados como ruim ou péssima, e a punição à corrupção e a transparência dos investimentos públicos foram mal avaliados por 88%. A nota para honestidade dos políticos foi de apenas 2,3.




2 comentários:

  1. SE FIZEREM OUTRA PESQUISA ACHO QUE SUBIU A REJEIÇÃO DO KASSAB, CRIA DO JOSÉ SERRA, ALÉM DE DEIXAR SÃO PAULO EMBAIXO D'ÁGUA, COMO NA ÉPOCA MEDIEVAL PERSEGUE OS CRISTÃOS (EVANGELICOS) FECHANDO E MULTANDO IGREJAS

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Kassab consegue desagradar todo mundo, é bom lembrar mais uma vez que foi o Zé Pedágio que colocou este traste na prefeitura, lembrar disso sobretudo em outubro, na eleições.
    Abs!

    ResponderExcluir