sábado, 20 de março de 2010

Bruna Surfistinha para a Academia Brasileira de Letras!



Alguém ainda leva a sério a Academia Brasileira de Letras? Nossos "imortais" agora estão no twitter, o microblog preferido da direita mundial. Agora só falta substituir o chá das cinco por big mac, mcfritas, e uma coca bem gelada. Se eu fosse o Zé Alagão, nosso twitteiro mais influente, não perderia essa chance. Bruna Surfistinha para a Academia Brasileira de Letras!


ABL lança concurso de microcontos pelo Twitter


RIO - Depois de inovar criando uma conta no Twitter no último mês de dezembro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) resolveu dar mais uma prova de sua disposição para abraçar as novas mídias: o concurso Microcontos do twitter.com/abletrasvai premiar os melhores textos com, no máximo, 140 caracteres.

A ideia surgiu do próprio presidente da ABL, Marcos Vilaça, que admite ser refém dos ensinamentos dos netos quando se fala em tecnologia.

- O que acontece é que sei pouco de manejar esses instrumentos de tecnologia. Os meus netos me ensinam alguma coisa. Mas a gente quer compatibilizar a criação literária com as mídias modernas, na medida do possível. É preciso procurar conviver. Sabemos, é claro, que a literatura precisa de espaço, de uma maior densidade. Consideramos este concurso um estímulo, uma boa provocação para novos escritores.

Número de seguidores duplicou esta semana

A competição é aberta a quem quiser participar e vai premiar os três melhores microcontos. Os vencedores serão escolhidos pelo poeta e curador da galeria de arte da ABL, Alexei Bueno; pelo chefe da biblioteca da instituição, Luiz Antônio de Souza; e por Raphael Pinheiro, responsável pelo portal da Academia.

Lançada na última segunda-feira, a ideia já é um sucesso. Segundo Vilaça, o número de seguidores do perfil da ABL duplicou só esta semana:

- Já temos inscritos de 30 a 50 contos. Parece que a resposta está sendo boa.

Na avaliação serão levados em conta critérios como o uso correto das normas gramaticais, coerência, coesão e ortografia. Os três escolhidos serão publicados no site (www.academia.org.br) e no Twitter (twitter.com/abletras) da Academia. O primeiro lugar será contemplado com o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa" ("Volp"). Já o segundo leva um minidicionário da ABL, e o terceiro, um minidicionário do professor Evanildo Bechara.

Para concorrer, é preciso ter uma conta no Twitter e seguir o perfil da ABL(@abletras) . O texto deve ser enviado para o e-mailacademia@academia.org.br , acompanhado de nome, endereço, telefone e nome de usuário no Twitter. O tema é livre, e o prazo para inscrições se encerra em 30 de abril.



4 comentários:

  1. Cumpadi Cappacete. Boa tarde!

    Há muito a ABL deixou de ser um recinto digno dos verdadeiros imortais. Além da Bruna Surfistinha, gostaria de sugerir Luciana Gimenez, Ana Maria Braga, o Casalzinho da Globo... Ichiii são tantos zumbis...

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Cumpadi DiAfonso
    Podemos indicar também o Demétrio Magnoli e o Marcelo Tas.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Realmente Diafonso, nada neste país leva-se' ASÉRIO .Tem tanta 'elebridades' para ser indicada ,além das que foi citada por vc.

    ResponderExcluir
  4. Êita! E vai ter biscoitinhos e chá pra todo mundo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abs

    ResponderExcluir