quinta-feira, 4 de março de 2010

Brasil e África querem campanha antirracismo na Copa do Mundo



Torcedor do Zenit, de São Petesburgo, no tempo
dos bolcheviques este desgraçado não faria isso.


Esta campanha tem que ser lançada também no setor VISA do Parque Antártica.
Fora torcedores racistas!
Fora de todos os estádios do mundo!



A cem dias do começo da Copa do Mundo de Futebol que ocorrerá na África do Sul, o Brasil se junta aos países africanos e propõe ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) a adoção de uma campanha mundial contra manifestações racistas no futebol e em outros esportes, seja entre atletas ou torcedores.

A proposta da campanha foi feita hoje (2) na Suíça pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). Vannuchi que discursou na 13ª sessão anual do conselho que é o principal fórum intergovernamental da ONU para questões ligadas aos direitos humanos.

A expectativa de Vannuchi é que a campanha intitulada Um mundo de esportes livre do racismo e da descriminação, seja aprovada por todas as delegações internacionais que participam da sessão anual no Palácio das Nações, em Genebra, até o dia 26 de março.

“Infelizmente é no futebol que muitas vezes a manifestação do racismo acontece”, disse Vannuchi, em entrevista à Voz do Brasil. O ministro, no entanto, avalia que os esportes têm grande potencial de conscientização.

A campanha prevê que atletas e equipes façam declarações e divulguem mensagens, em faixas por exemplo, contra o racismo. “Isso vai formando uma compreensão no âmbito da família humana”, idealizou Vannuchi.

Além da campanha educativa, a proposta do Brasil e da África prevê que as associações internacionais de cada modalidade esportiva adotem formas de punição contra eventuais manifestações de racismo.

O ministro alertou que a crise financeira mundial tem servido de “desculpa” para manifestações racistas. “Facilita o trabalho dos racistas que começam a dizer que os empregos estão sendo disputados”.

Para Vannuchi, “o mundo dos direitos humanos é um mundo que não pode ter aversão ou horror à participação de migrantes. Os direitos humanos devem ser a soma, a união, a parceria entre muitas culturas diferentes”.

Além da campanha contra o racismo, Vannuchi manifestou a posição do Brasil de que as Nações Unidas adotem um tratado em favor do direito de pessoas idosos. “A ausência do tratado é uma grave lacuna. É preciso fechar essa lacuna tendo em vista as consequências do envelhecimento da população”, aconselhou durante o discurso.

Vannuchi também tratou da terceira edição do Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH 3) e agradeceu o apoio ao programa da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

3 comentários:

  1. Compa Cappacete,
    A Copa vai ser um sucesso para o povo africano e um fracasso financeiro para o país e a Fifa.
    A Fifa está quase dando ingressos para o povo, tal o desinteresse dos europeus.
    Racismo é isso aí.
    Copa do Mundo em país de preto, não pode.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, vamos ver como a coisa vai ser no Brasil...
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Rebloguerisei: http://arqueologiadasurgencias.blogspot.com/2010/03/brasil-e-africa-querem-campanha.html


    Muito massa seu blog, pena que é muito sectário!

    ResponderExcluir