sexta-feira, 9 de julho de 2010

32+32= 64


Alguém deu uma olhada no desfile em homenagem ao nove de julho, ou "revolução" constitucionalista de 32, realizado no Ibirapuera? Como sempre, estava todo mundo lá, os integralistas, o pessoal da finada TFP, os Arautos do Evangelho em Latim, veteranos do DOPS, do DOI-CODI, da OBAN; matadores da Rota, enfim, um selecionado de tudo que existe de mais aberrante no estado de São Paulo e no Brasil. Em homenagem a essa legião (que felizmente não são muitos) publico novamente um texto que redigi no ano passado, dedicado aos bravos heróis de 32.



Pouco antes do golpe de 64 surgiu um slogan, lançado pelo governador de então, conhecido como Adhemar rouba mas faz, para marcar a posição dos "paulistas" em relação a agitação golpista promovida pela direita nacional de norte a sul. O slogan de Adhemar foi 32+32= 64. Em dezenove de março de 1964, 500 mil donas de casa de todo estado, mobilizadas pela UCF (União Cívica Feminina), saíram as ruas contra o avanço da "comunização" no Brasil, pedindo a cabeça de João Goulart e incitando os militares a tomar uma atitude. Esse protesto ficou conhecido como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. O jornal Estado de São Paulo, veterano do golpismo, atacava o governo Jango diariamente através de editoriais cada vez mais violentos.
Aqui estava a tríade do golpismo paulista da época, ademarismo, igreja católica e mídia impressa, capitaneada pela família Mesquita. E era justamente esta elite que se sentia muito a vontade para resgatar a "Revolução Constitucionalista de 32", feita pelos seus pais.
Com a Revolução de 30 tem início a Era Vargas, e a oligarquia cafeicultora paulista, que governara o país por mais de trinta anos (sócia majoritária da oligarquia mineira), foi posta para fora do poder. Ninguém aguentava mais a aristocracia bandeirante, que governava de costas para o país, como se todo território nacional se resumisse ao mapa de São Paulo. Mas essa elite sempre foi vingativa, e em 1932 tentou articular um contra-golpe contra Vargas, mas no final terminou isolada, Rio Grande do Sul e Minas Gerais desistiram da aventura, e o estado de São Paulo ficou sozinho na refrega.
A luta pela constituição foi só uma desculpa para colocar de volta no poder os fazendeiros do café. Os mesmos que bradavam contra Vargas por uma constituição, exigiam democracia e liberdade política,governaram com mão de ferro o país por mais de trinta anos, fizeram muito pouco ou quase nada pela classe trabalhadora, não desenvolveram leis trabalhistas que fossem obedecidas na prática; não instituíram o voto feminino, não desenvolveram um sistema nacional de ensino, o mesmo serve para a saúde. Endividaram o país através de empréstimos que eram revertidos apenas em benefício dos cafeicultores; não desenvolveram mecanismos de modo a incorporar os negros ao mercado de trabalho nacional, etc... Um de seus próceres, Washington Luís, certa feita disse que "a questão social era caso de polícia". Também lhe é atribuída a frase "governar é construir estradas", hoje em dia, por essas bandas, a palavra estradas foi substituída por metrô.
Foi essa oligarquia que desenvolveu toda uma campanha de manipulação, como sempre, capitaneada pela família Mesquita, para incitar o povo paulista a pegar em armas para defender interesses que não eram os seus. Foi essa oligarquia que levou mais 600 paulistas a morte, jovens que morreram para que um punhado de fazendeiros retomassem o poder e voltassem a governar o país para si. Essa elite criou um falso espírito paulista, conservador, reacionário, boçal,preconceituoso, xenófobo, racista e separatista, que até hoje empolga setores consideráveis da elite branca de São Paulo.
Não foi por acaso que o Adhemar rouba mas faz resgatou o espírito de 32 em 1964, a ironia do destino foi que Adhemar ficou de fora do novo grupo que assaltou a poder em 1º de abril do mesmo ano, e em 65 seria posto para fora do Palácio dos Bandeirantes. A tradicional oligarquia paulista, herdeira de Washington Luis, só voltaria ao poder em 1994, com FHC, agora com nova roupagem. Esta elite achou que seu reinado duraria outros trinta anos, porém seus planos foram frustrados em 2002 e 2006. E é essa mesma elite que fará de tudo para retornar ao poder em 2010, e mais uma vez o povo paulista será sua massa de manobra, felizmente o discurso desses fazendeiros tem pouca ressonância fora de São Paulo.


3 comentários:

  1. E lá se foram mais quatro estações.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. e a imprensa?de são paulo,prega abertamente a desordem.com suas campanhas q são um convite ao calote!voces já repararam q não tem uma av.em são paulo chamada"getulio vargas"?no mais,assino embaixo!

    ResponderExcluir