Estadão
Na rede estadual de SP. Há um déficit de mais de 49 mil professores - o que representa 21% dos cargos efetivos; mesmo com a contratação de temporários, problema não se resolve e, no 1º semestre, 4,8 mil turmas ficaram sem aula de alguma disciplina
O Estado de São Paulo tem um déficit de 49.085 professores
efetivos na rede de ensino - 21% dos cargos necessários. Para atender os
alunos, o governo lança mão de 49 mil docentes temporários, o que ainda
assim é insuficiente: no fim do primeiro semestre, a rede tinha 4,8 mil
turmas sem aula de alguma disciplina - fazendo-se uma média é como se
quatro em cada cinco escolas tivessem turma sem professor. Os dados, que
não são divulgados pelo Estado - alegando a grande dinâmica de
atribuição de aulas -, estão em um documento encaminhado ao Ministério
Público.
O cálculo do déficit é da própria Coordenadoria de Gestão de Recursos
Humanos da Secretaria de Estado de Educação. Os dados foram obtidos com
exclusividade pelo Estado. Falta de professores e a grande quantidade de profissionais temporários são os grandes gargalos da gestão tucana na Educação.
A maior necessidade é de professores de Matemática, com um déficit de
10.508 efetivos. Em seguida, aparecem as disciplinas de Português,
Geografia e Educação Artística. Mesmo recorrendo a um grande número de
temporários, que cresceu 69% desde maio de 2012, o Estado não consegue
preencher todas as aulas. Entre as 4,8 mil sem professor atribuído,
Matemática também tem a pior situação: são 833 turmas livres nessa
disciplina, seguida de Geografia (767) e Sociologia (767).
A situação de aulas sem atribuição de professor atinge todo o Estado.
No levantamento, com data de 7 de junho, a divisão é feita por
diretoria de ensino e não detalha em quais escolas há o problema.
Apenas 9 de 91 diretorias de ensino tinham todas as aulas com
professores. A situação é mais complicada na capital e na Região
Metropolitana. Na diretoria de Suzano, por exemplo, havia 260 aulas sem
professor, a pior situação. Na capital, as zonas leste e sul registram
os maiores números de aulas livres. Juntas, concentram 78% das lacunas.
Só na zona leste, 203 turmas estavam sem professor de Matemática. Na
sul, eram 144.
A Secretaria de Educação defende que os alunos podem ter ficado sem a
aula da disciplina, mas há professores eventuais. Segundo o chefe de
gabinete da pasta, Fernando Padula, faltam 200 professores para suprir
essas aulas não atribuídas. "Não quer dizer que não teve professor, teve
atividade com professor eventual", diz. "São dois problemas: a falta de
professores e professores que faltam. Nem sempre a escola tem à
disposição professor de determinada disciplina, há um problema nacional
em Exatas."
Segundo Padula, há 22 mil servidores da educação em licença médica
atualmente. Em média, cada professor da rede estadual teve 21 ausências
no ano passado por licença-saúde. Ele também cita a dificuldade de
fixação de profissionais em determinadas regiões, como as franjas sul e
leste da cidade.
Sem aula. A estudante Jennifer Portugal, de 15 anos,
não teve professor de Química no ano passado inteiro. Aluna da Escola
Estadual Roberto Mange, na zona sul de São Paulo, ela também ficou sem
aulas de Português e Sociologia neste ano, problema só resolvido pouco
antes do fim do semestre. "A gente reclamou e falaram que iam resolver.
Mas nada foi feito, parece que não se importam", diz. "Ninguém falou
nada sobre recuperar ou repor as aulas." Segundo a Secretaria de
Educação, as escolas têm de organizar reposições ou reforço.
Para Priscila Cruz, da ONG Todos Pela Educação, o prejuízo é claro.
"O aluno que não tem aula aprende menos e acumula deficiências", diz.
"Os dados mostram que a proporção de alunos com aprendizado adequado vai
caindo a cada ano."
O Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc), do Ministério
Público Estadual, acompanha o tema do absenteísmo e falta de professores
na rede. "Qualquer solução para a educação tem pouca efetividade sem o
professor. Há um cenário de desresponsabilização, da secretaria aos
professores", diz o promotor João Paulo Faustinoni e Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário