quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Proposta de implementação de Cotas Raciais na USP


Nossa Proposta de Resolução segue anexa para leitura e divulgação!

As Cotas foram consideradas, unanimemente, constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e aprovadas pelo Senado Federal para serem implementadas em todas as escolas e universidades federais do Brasil através da aprovação do PL180/2008, que foi grande vitória recente do Brasil contra a discriminação!

A USP, sendo uma das maiores universidades públicas do Brasil, não pode se omitir diante deste grande problema social, que é  exclusão do povo pobre e negro das universidades públicas brasileiras, devendo promover inclusão étnico-racial e democratizar o acesso ao conhecimento nela gerado, proporcionando acesso à todas as camadas da população. Atualmente, a USP tem menos de 15% de alunos negros (pardos e pretos) enquanto no estado de SP esse número é de 35%. Não bastasse isso, a maioria dos negros que estudam na USP estão concentrados em cursos de baixa demanda e a quantidade de negros em alguns cursos, como Engenharia, Medicina e Direito é quase nula, como apontou reportagem recente da Revista EXAME na qual apenas 77 alunos negros haviam ingressado nestes cursos em 6 anos (0,9% do total).


Enquanto a USP se recusa a implementar
um Sistema de Inclusão REAL em seu vestibular, as Universidades que o implementaram colhem bons frutos, como é o caso da UERJ, UFBA, UnB, entre outras, nos quais os cotistas tiveram desempenho superior ao dos não-cotistas, inclusive em cursos concorridos como medicina, como apontam diversas pesquisas da área. O argumento de que as cotas acabariam com a "qualidade de ensino", portanto, não se mostra verdadeiro diante das pesquisas baseadas em dados empíricos realizadas por essas renomadas instituições, se sustentando apenas no apego a um pré-conceito cientificamente derrotado.

Deste modo, solicitamos que, enquanto membros do Conselho Universitário, votem a favor da Implementação das Cotas Raciais na USP, de modo a tornarmos este ambiente universitário um espaço mais plural, proporcionando oportunidade de acesso ao conhecimento àqueles que mais necessitam.


Contamos com seu apoio nesta luta popular que não cessará até A USP FICAR PRETA !!!

Atenciosamente,
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário